Abandone o RPG na sessão zero

Você, enfim, encontrou um pessoal para jogar uma campanha de RPG. A hype foi lá em cima, já teve várias ideias para seu personagem, pensou em vários combos. A sessão inicial ficou marcada para montar as fichas e vocês decidiram fazer uma sessão zero.



O conflito de interesses

Nessa sessão, o mestre começa a descrever o que será o jogo: totalmente diferente das suas expectativas. Você esperava poder montar um dragão e dar 300 de dano em um turno, mas o jogo é sobre a perda de sanidade dos aventureiros dentro de masmorras. Sua ficha toda combada não terá nenhuma utilidade, já que o mestre avisou que o jogo terá poucos ou nenhum combate. Além disso, todos os outros jogadores estão de acordo e animados com a proposta.

Após entender como será o jogo, todos estão empolgados para começar, mas você está se sentindo um estranho naquele grupo. Nesse momento, uma decisão difícil chega até você, mesmo que tente fugir dela: “Desistir da mesa ou dar uma chance para essa aventura chata de coisas psicológicas e que eu não me interesso?”.

A resposta: Desista do jogo

Bom, a resposta é um pouco mais complexa que o título da postagem e deste tópico. Porém, já adiantando: sim, procurar uma mesa que esteja mais de acordo com o que você quer possivelmente é o melhor caminho.

Digo isso pelo fato de que começar uma campanha de RPG, seja no papel de mestre ou de jogador, traz consigo diversas responsabilidades, e assumir esse pressuposto é parte fundamental para você ter jogos melhores. RPG é diversão, mas, para extrair o máximo do tempo com o jogo, você precisa levar a sério.

Gostar da proposta é fundamental para se divertir

Quando você entra em um jogo cuja proposta não lhe agrada, existe uma grande chance de você não colocar energia suficiente para contar boas histórias e superar os desafios dentro e fora do jogo. Como consequência, haverá um desbalanceamento na mesa de jogo, pois todos sentirão que você está jogando meio forçado o plot proposto. A história perde, vocês perdem na diversão, o jogo começa a minguar e morre. Lá se vai mais uma campanha por falta de sinceridade na sessão zero.

Portanto, se você descobrir que suas expectativas não correspondem ao que está sendo proposto para o jogo, você não deve ter problemas em dizer isso e sair da mesa! Nem todos os jogos são para todos os jogadores. Entender isso faz parte da maturidade como jogador e mestre.

Está tudo bem sair na sessão zero

Sair na sessão zero é muito mais decente do que sumir do jogo, abandonar a campanha com explicações rasas ou ficar fazendo pouco caso da história por não estar empolgado com ela. Sair do jogo depois que a campanha começou é extremamente estressante para o mestre, que precisa replanejar toda a aventura com a perda de um membro.

Seja educado e avise que a proposta não é para você. Pode parecer meio estranho no momento, mas garanto que você estará evitando outros problemas futuros com essa decisão.

Conclusão

A sessão zero foi feita para se discutir a linha do jogo e deixar todos na mesma página. Se você descobrir que o jogo ou as pessoas simplesmente não são o que você está procurando, não importa o quanto tenha sido discutido, dizer educadamente que isso não é o que você está procurando está perfeitamente bem.

A mensagem final é maior que o RPG: seja honesto com você mesmo e com as pessoas ao seu redor. Com isso, o sucesso de passar bons momentos se torna incrivelmente maior.

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